Quando ir à Chapada dos Veadeiros

Quando ir à Chapada dos Veadeiros
24/10/2016 17:43:41 Pousada Maya

Quando nos perguntam "Qual a melhor época do ano para visitar a Chapada dos Veadeiros?", nossa resposta é "depende...", depende do propósito de sua viagem.

A região da Chapada dos Veadeiros, região de clima tropical de montanha, tem duas estações do ano bem definidas, a estação da seca, que abrange o período de maio a setembro e da chuva, de outubro a abril.  Ambas as estações possuem peculiaridades e belezas específicas.

No período de seca, o ar se torna mais seco e traz para a chapada um clima de montanha. Portanto, esta época do ano é mais apropriada para a prática de esportes de aventura, pois com temperaturas mais baixas e pouca chuva, as pedras encontram-se mais frias e menos escorregadias, diminuindo portanto a incidência de acidentes e possíveis queimaduras. É também no período de seca que as águas das cachoeiras ficam mais cristalinas, mas com uma vazão menor.

No período de chuva, onde ocorrem as chamadas "trombas d'água", o volume de água das cachoeiras são maiores e a vegetação fica mais exuberante. Neste período o importante é checar o índice pluviométrico, pois se o índice for baixo, as pancadas de chuva não atrapalharão seu passeio. Alguns passeios são melhores neste período do ano. Os guias da região podem indicar quais são.

Quanto às temperaturas e precipitações anuais, podem ser consultadas no site Climatempo (http://www.climatempo.com.br/climatologia/2622/altoparaisodegoias-go).

#chapadadosveadeiros #quandoir #pousadamaya #altoparaisodegoias